A Educação à Distância, no decorrer das décadas de 1940 até agora, sofreu grandes transformações e impactos com o advento das novas tecnologias da informação. Até o momento, muitos não consideravam a educação por correspondência, rádio e televisão como pertecentes a esta modalidade de ensino.
A internet veio para consolidar, ampliar e modernizar essa prática de ensino no Brasil e no mundo, tornando-se global o conhecimento.
As antigas instituições que começaram a ensinar à distância no país, hoje, mudaram sua forma de ensinar utilizando todos os recursos que a tecnologia da informação oferece. Porém, não deixando de utilizar os métodos tradicionais que as consolidaram no mercado.
Podemos encontrar na internet, ao simples toque de botões, desde física quântica a diversas formas de entretenimento.
Muitas universidades conceituadas do país, como a Newton Paiva, em Belo Horizonte (MG), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), por exemplo, já disponibilizam diversos cursos de graduação e pós-graduação através do ensino on-line, os chamados e-learning.
Alguns pontos positivos e atraentes na Educação à Distância:
- metodologia de ensino: parafraseando uma escola de inglês muito famosa no mercado: "pessoas diferentes necessitam de métodos diferentes". A EaD permite tal adequação, professor e tudor podem atender de forma personalizada cada grupo de alunos que possuam o mesmo perfil . Em outras palavras, mediação de mão dupla, ao mesmo tempo que o aluno aprende, seu tutor e professor também.
- ampliação do acesso, via internet: a internet permite que uma gama de informações cheguem em tempo real à todos os alunos conectados e matriculados nos cursos. Esta tecnologia alcança os territórios onde as cartas não alcançavam,tornando a troca de informações global e dinâmica.
- interação com entre professor, aluno: Para que o curso flua de forma consistente, a interação professor X aluno X tutor, deve ser constante e recíproca.Nesta modalidade o aluno conta com dois mediadores na construção do seu conhecimento, além é claro, da turma, que, em um processo de interação, torna o aprendizado consistênte e significativo.
- comunicação: Para que na EAD, o aprendizado seja contínuo e sólido é necessário haver uma teia de comunicação entre o grupo participante,mesmo que o aluno esteja em sua residência, ela não está isolado da classe. Através de uma "prensença virtual", todos estão conectados e mantendo a interação.
- interdisciplinaridade: A grade curricular pode ser ampliada através de uma gama enorme de disciplinas afins que podem ser compartilhadas no siberespaço.
- exercício da disciplina: Para o sucesso na EaD, primordialmente, o aluno deve praticar o exercício da disciplina. Nesta modalidade de ensino esta prática é que vai definir o sucesso acadêmico do estudante.
- flexibilização do tempo e espaço: O estudante pode criar sua rotina temporal e espaços ilimitados para realiza seus estudos usando diversos aparelhos que bastam estar conectados a internet como: smart phones, tablets, note book e computadores.
- diversificação no material didático: Além das apostilas e livros oficiais da instituição, o aluno conta com o universo WEB para pesquisar e montar seu portifólio extra de estudos com artigos, vídeos, filmes, entrevistas, chats,dentre outros .
- interconectividade: Basta acessar a internet e o aluno é fisgado pela teia, a comunicação torna-se infinita em possibilidades, ampliando o conhecimento de forma exponêncial.
Outras universidades que oferecem cursos on-line:
Aiec (Associação Internacional de Educação Continuada), Centro Universitário Uniseb, Cesumar (Centro Universitário Maringá), Ceuclar (Centro Universitário Claretiano), FGV online (Fundação Getúlio Vargas), Grupo Educacional Uninter, Pontifícia Universidade Católica (MG), Pontífica Universidade Católica (RJ), Pontífica Universidade Católica (SP), Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo da Vinci), Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), Universidade Metodista de São Paulo, Unopar (Universidade Norte do Paraná), CBTA (Faculdade de Tecnologia de Rio Claro), FGF (Faculdade Integrada da Grande Fortaleza), Grupo Educacional Opet, UCB (Universidade Católica de Brasília), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), UCS (Universidade de Caxias do Sul), Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), Unifacs (Universidade Salvador), Unijorge (Centro Universitário Jorge Amado), Unijuí (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), Unisa (Universidade de Santo Amaro), Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Unit (Universidade Tiradentes), Universo (Universidade Salgado de Oliveira), AVM (A Vez do Mestre Faculdade Integrada), Centro Universitário Newton Paiva, Facam (Faculdade do Maranhão), Facel (Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras), Fael (Faculdade Educacional da Lapa), Fares (Faculdade Roraimense de Ensino Superior), Fead (Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais), Feevale (Centro Universitário Feevale), FFCL (Faculdade de Filosofia Ciência e Letras e Ituverava), Finom (Faculdade do Noroeste de Minas), FTBP (Faculdade Teológica Batista do Paraná), Fumec (Fundação Mineira de Educação e Cultura), Ined (Instituição de Educação a Distância), Insep (Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná), Sociesc (Sociedade Educacional de Santa Catarina), UNC (Universidade do Constestado), Unesa (Universidade Estácio de Sá), Uniararas (Centro Universitário Hermínio Ometto), Uniceuma (Centro Universitário do Maranhão), Uniderp (Universidade Anhanguera), Unifran (Universidade de Franca), Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), Unincor (Universidade do Vale do Rio Verde), Unipar (Universidade Paranaense), Unis (Centro Universitário do Sul de Minas), Uniube (Universidade de Uberaba), Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Braz Cubas, Universidade da Amazônia
Universidade Potiguar, Universidade Veiga de Almeida, Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), FAPI (Faculdade de Pinhais), FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), UCB (Universidade Castelo Branco), Unar (Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson), Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), Unimes (Universidade Metropolitana de Santos), Unip (Universidade Paulista), Ulbra (Universidade Luterana do Brasil).
Por: Sheila Rodrigues de Oliveira
Discente do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva (BH/MG)
Discente do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva (BH/MG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário